Descomplique a bagunça: dicas para organizar os brinquedos e estimular a autonomia das crianças

As crianças precisam aprender a arrumar a própria bagunça, estas dicas irão te ajudar a descomplicar este momento.

Não tem como escapar, casa com criança é sempre aquela bagunça! Brinquedos espalhados na sala, nos quartos, no banheiro e até na cozinha! Sei que é bem fácil perdermos a paciência com tanta baderna! Por isso fiz uma lista com algumas dicas de organização no dia a dia para organizar os brinquedos e ainda estimular a autonomia e independência nas crianças.

Organizar x arrumar

Lembre-se que “arrumar” e “organizar” são duas coisas diferentes. Antes de arrumar, organize. O que é organizar? É definir o local certo para cada item de modo funcional e prático.

Sempre ao alcance

É legal usar prateleiras, armários e caixas para organizar os brinquedos, mas sempre na altura das crianças para elas terem autonomia de pegar – e guardar!

Revezamento

Deixar à mão toooodos os brinquedos de uma só vez pode ter um efeito indesejado: as crianças não conseguem se concentrar em um só e não conseguem se decidir com qual brincar. Acabam deixando aquele rastro pela casa e ainda pedem brinquedos novos! Uma ótima dica: guarde no armário, longe do alcance, aqueles brinquedos que as crianças já se enjoaram. Faça um revezamento: quando começarem a se cansar dos atuais, guarde-os e resgate aqueles do armário. Você vai ver que coisa boa a reação deles ao reverem antigos brinquedos (que talvez nem se lembrassem mais). 

Rotina

O processo de organizar tem que fazer parte do dia a dia da criança. Eu falo muito aqui em casa para as crianças: quer fazer bagunça? Pode!! Mas tem que arrumar depois. E aí é aquele exercício de paciência… Relembrá-los sempre o lugar onde se guardam as canetinhas, os livros, os bonecos, as peças pequenas etc etc etc. Mesmo que as crianças não arrumem do jeito que a gente quer (e não vão arrumar), ainda assim é de extrema importância que eles sejam inseridos na rotina de organização dos brinquedos e pertences. Claro, sempre respeitando a faixa etária de cada um…

Doação

Muito brinquedo? Muita roupa? Precisa de tudo isso mesmo? Talvez o problema não seja falta de espaço mas, sim, exagero de brinquedos! De tempos em tempos, sento com meus filhos e separo alguns brinquedos para doação, assim como roupas. Acho importante explicar às crianças o motivo de estarem doando. Outra sugestão é frequentar feiras de trocas de brinquedos que acontecem esporadicamente durante alguns eventos infantis da sua cidade.

É importante ensinar a autonomia e a independência aos filhos em relação aos seus pertences? Muito! É um processo que deve fazer parte do crescimento deles! Mas creio que a dica mais significativa que posso dar é: não entre na neura, não caia na armadilha de querer estar com a casa sempre linda e perfeita. Antes uma casa alegre e bagunçada do que uma casa triste e sem vida! Tem uma frase que eu amo e que até fiz um pôster aqui em casa: “Desculpe pela bagunça, mas a gente VIVE aqui”.

Um beijo da Cátia, blog Todas as Mães <3

 

 

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *