Difícil fazer as crianças comerem bem? Descomplica!

Difícil fazer as crianças comerem bem? Descomplica!

Toda mãe e todo pai querem que seu filho coma de tudo e tenha uma alimentação saudável, não é mesmo? Apesar deste desejo, esta não é uma tarefa muito fácil. Isso porque as crianças precisam APRENDER a GOSTAR de vários alimentos. Isso mesmo, gostar de comer alguns alimentos, como verduras, legumes e até carnes é algo que precisa ser aprendido e pode levar um certo tempo.

A principal maneira de ajudar as crianças nesta empreitada é tornar os alimentos familiares a elas. E isso é possível disponibilizando-os em casa e, principalmente, sendo modelo de consumo. Então não dá pra cada um comer em uma hora, certo?! As crianças precisam ver seus pais comendo para aprender com eles. E pensando em descomplicar, esta é uma ótima ideia! Em um mundo em que os pais têm pouco tempo para ficar com os filhos, a refeição em família é um momento de convivência em que se pode ensinar os filhos a comerem bem, além de ser uma oportunidade para se conversar e transimitir outros valores de vida.

Mas nem toda criança aprende a gostar de uma variedade de sabores, aromas e texturas rapidamente. Muitos de nós, adultos, devemos nos lembrar que várias comidas passaram a ser apreciadas depois de muitas primaveras… Não é preciso se desesperar, as crianças não ficarão desnutridas se ainda não estiverem com as tais 5 cores no prato. Esconder o alimento no prato, insistir, ou fazer chantagem para a eles comerem, só os farão sentir mais medo da comida. Mantenha a paciência e continue disponibilizando e comendo uma variedade de comidas gostosas e saudáveis.

Outra maneira que aprendemos a gostar das coisas, é associá-las a bons momentos. Estimular as crianças a cozinharem e participarem do preparo das comidas é uma deliciosa maneira de fazê-las se envolver com os alimentos e se sentirem interessadas e confiantes para comê-los. Várias tarefas podem ser executadas por elas e ainda ajudar os pais a garantirem refeições equilibradas e deliciosas. Aí vão algumas sugestões que crianças a partir dos 5 anos podem fazer:

  • Rasgar folhas para a salada;
  • Lavar o tomate;
  • Descascar a cenoura;
  • Temperar a salada;
  • Lavar frutas para sobremesa;
  • Ajudar a colocar a mesa.

Descomplica e aproveita!

Por: Maria Luiza Petty




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *