A importância da leitura.

Claudia Leonardi. @maeliteratura

A leitura é muito importante no desenvolvimento, você já leu algo hoje?

Você gosta de ler? Eu adoro!

A pessoa que tem o hábito da leitura desenvolve raciocínio, senso crítico e capacidade de interpretação. É uma excelente forma  de ocupação do tempo. O prazer da leitura deve ser despertado preferencialmente na infância, mas pode ocorrer a qualquer momento, nunca é tarde para desenvolver este hábito tão saudável e benéfico.

A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário. O mercado editorial lança (e relança) todos os anos muitos títulos, dos clássicos aos infanto-juvenis, passando por crônicas, contos, biografias e outros gêneros literários mais recentes como distopias, young adult e chick-lit.

Hoje o acesso aos livros é muito mais fácil. Além das nossas ótimas bibliotecas, temos grupos de leituras que emprestam e trocam livros. Com a entrada dos e-books (livros digitais) no país, as pessoas contam com mais uma prática opção de leitura.

Os clubes de leitura também são ótimas alternativas para quem gosta de ler. Todo mês o grupo se reúne e discute um livro previamente escolhido. Temos vários clubes de leitura espalhados pelo Brasil (inclusive onlines), procure por um, pode ser um excelente incentivo para você. A internet também facilita a leitura. Nela você encontra muitos grupos literários onde os leitores encontram espaço para conversar sobre livros, fazer novas amizades e conhecer as novidades literárias. As edições da Bienal do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, que contam com um público estimado em 700 mil pessoas, reforçam a importância da leitura nos dias de hoje.

Através dos livros você viaja sem sair do lugar, experimente. Vale muito a pena.

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *