Metas de organização e planejamento para o segundo semestre.

Mariana Brancatte. @blog_mamiemais

Organização é sempre bem vinda, algumas metas podem te ajudar!

Mas o segundo semestre não começou no mês passado? Essas metas não estão meio atrasadas? rs

Bom, para quem teve filhos em férias escolares, o segundo semestre começa pra valer em Agosto certo? Pode ser que não seja certo (rs), mas como por aqui a rotina ficou bem diferente do que é em período de rotina escolar, estou considerando que meu segundo semestre começou de verdade na última quarta-feira, com o volta às aulas.

Desde que parei de trabalhar fora, em Março, que venho tentando fazer ajustes na rotina aqui de casa para que as coisas funcionem de um jeito mais tranquilo e produtivo. Ainda não encontrei o ideal, mas pude identificar algumas coisas que, quando deixadas pra trás, colaboram para que as coisas fiquem atropeladas, fazem com que eu me sinta estressada, as crianças impacientes, e aí tudo sai dos trilhos.

Em família, refletimos sobre algumas mudanças, eu refleti muito sobre o que vem e o que não vem funcionando, o que faz alguns dias serem mais produtivos que outros, e então listei 10 metas de organização e planejamento que quero me esforçar para atingir nos próximos meses.

Não adianta ficarmos reclamando que não temos tempo, que tudo é uma loucura, que vida com criança não é fácil, se não fazemos nada para mudar este cenário. Nós somos protagonistas das nossas vidas. E no meu caso, atualmente, eu literalmente tenho autonomia para organizar meu tempo e minha rotina. Ou seja, está em minhas mãos!

As metas que listei são totalmente pessoais, coisas que se encaixam pra mim. Mas tenho certeza que muita gente vai se identificar e que pode ajudar alguém também.

  1. Novo horário das crianças na escola

Vou fazer um post específico para vocês contando os fatores que me levaram a essa decisão, porque rende bastante assunto (rs). Por hora, adianto que as crianças passarão a ir para o colégio próximo ao horário do almoço, aumentamos o período de 6 para 8 horas diárias. Elas não almoçarão mais em casa, tomarão o lanche da manhã, teremos um tempo para brincarmos e aproveitarmos a manhã sem “atropelamentos”, e eu não terei mais o compromisso de ter almoço pronto todos os dias.

A expectativa é que isso faça meu dia render mais, e que as horas de trabalho noturnas e de madrugada sejam reduzidas.

  1. Acordar com despertador

Trabalhar em home office exige muita disciplina. Vivi os últimos meses acordando com e sem despertador, porque as crianças levantam cedo por aqui, no máximo às 7h. Mas acordar junto com elas já atropela minha manhã, que gosto de tomar café da manhã tranquila, acordar com calma, sem ter que sair correndo para limpar xixi, fazer leite, trocar fralda.

Ter um horário para acordar e começar meu dia é algo que não afeta meu humor de forma negativa, mas que reflete de uma forma muito positiva na minha produtividade. Então, acordar sem despertador ficará para os finais de semana.

  1. Arrumar as camas

Pode parecer uma coisa tola né? Mas percebi que para mim é algo que muda muito meu humor.

Quando eu trabalhava fora eu NUNCA arrumava as camas antes de sair de casa. A manhã era uma correria só e essa atividade estava longe de ser uma prioridade pra mim. Cama arrumada era só no dia que a diarista vem ou, quando me dava a louca, nos finais de semana.

Aí, com a minha nova rotina, eu passei a arrumar as camas de manhã e aquilo me deixava tão aliviada. Parece que diminuía o caos de bagunça de roupas e brinquedos pela casa. Quando eu entrava no quarto eu não tinha aquela sensação de desespero, de que tudo estava fora do controle.

Pode ser algo psicológico, pode não ser, mas o fato é que tenho feito isso nos últimos dias e realmente faz diferença no meu humor.

  1. Deixar a pia limpa antes de dormir

No geral, a tarefa de cuidar da louça após o jantar é do meu marido. Só que tem dias que acordo e essa tarefa não foi feita na noite anterior, ou foi feita em partes (o que foi possível ir para a máquina de lavar louças ok, mas o que não foi continua sujo na pia).

Como o café da manhã é algo primordial na minha rotina e que não abro mão, amanhecer e precisar, no mínimo, organizar a pia para preparar meu café é algo que mexe muito com meu humor! Eu relevo, eu abstraio, mas percebi que isso é algo que prejudica minhas manhãs.

Há alguns dias tenho deixado a pia limpa antes de dormir, e olha, quando eu acordo e chego na cozinha o meu dia já começa com outra energia!

  1. Cardápio e lista de compras semanal

Isso é algo que eu faço, paro, faço, paro.

É uma questão de hábito e organização, de prioridades, e é uma tarefa que precisa ser prioridade pra mim. É economia de tempo, de dinheiro, de redução de desperdício.

Principalmente agora, que não precisarei mais me preocupar com o almoço das crianças, o jantar pode ser algo mais fácil e rápido, só considerando eu e o Rodrigo, e para não cairmos na facilidade de deliveries, semanalmente eu quero retomar o meu cardápio seguido de minha lista de compras. Funciona muito bem pra mim.

  1. Desconectar de redes sociais à noite

Hoje em dia, muito do meu trabalho é realizado nas redes sociais, seja em relação ao blog, seja em relação à Panela de Duas. E todo mundo sabe o quanto as redes sociais consomem nosso tempo!

Refletindo sobre a forma que uso as redes sociais, o tempo que gasto com elas não é necessário. Às vezes me pego em feeds de notícias de facebook e instagram, só naquela de correr a tela, de correr a tela, sem agregar nada, sem nem parar para ler as legendas, sem nem curtir uma única foto. Pra que?

Eu PRECISO me policiar com isso, então, minha meta, que já estabeleci uma vez e não cumpri, mas que espero ter mais força dessa vez é me desconectar de redes sociais, whatsapp e e-mails a partir das 20h30.

Arrisco em dizer que essa será a meta mais desafiadora!

  1. Dormir mais cedo

Eu não tenho problema em acordar cedo e com despertador, mas preciso ter mais horas de sono. Sete horas são suficientes, oito horas são ideais pra mim. Acredito muito que com as crianças na escola por um período um pouco maior e se eu conseguir cumprir a meta anterior, essa acaba sendo uma consequência.

  1. Academia

Durante um pouco mais de um mês eu frequentei a academia com regularidade, ao menos três vezes por semana. Estava me fazendo muito bem!

Aí deixei os compromissos e a correria do dia a dia me afetarem e estou há quase dois meses sem ir à academia! Além de ser dinheiro perdido, já que paguei um plano anual, o meu corpo precisa disso. É parte do meu equilíbrio, é a parte física, é meu bem estar.

Tenho diversas opções de aulas de 30 minutos, 30 minutos esses, que muitas vezes estou navegando em redes sociais sem o menor propósito. Ou seja, depende de mim, de mais ninguém!

  1. Cuidados pessoais

Sabe aquele cuidado com você, que você não tem porque já está muito cansada para pensar em passar creme, em olhar para suas mãos, em fazer algo pelos seus pés rachados, em aplicar aquela máscara facial que está há meses parada no armário, com o lacre ainda?

Pois bem, é amor por mim, pelo meu corpo, pela minha autoestima. Eu sempre fui vaidosa, nada exagerado, mas sempre gostei de cuidar de mim. Só que estou sendo deixada de lado. Principalmente fazendo home office, sem a obrigação de ter que me arrumar todos os dias para ir trabalhar. Quero muito recuperar o amor por mim e pelo meu corpo! Não que eu me deteste, que ache que estou péssima, mas sei que essa atenção de mim para mim mesma pode me fazer bem.

  1. 5 minutos diários para meditar

E finalmente, algo que já pratiquei algumas vezes, em atividades de grupo, quando proposto por alguém, quero tirar 5 minutinhos do meu dia para respirar, fechar meus olhos, olhar para dentro de mim, no que está sendo o meu dia, no que espero para minha vida, nas metas que estabeleci pra mim, se estou pensando na minha saúde e no meu bem-estar.

São só 5 minutos, e 5 minutos que sei que podem fazer milagres!

Para quem me acompanha, pode puxar minha orelha quando me vir saindo da linha, heim!

E para incentivar vocês, vou compartilhando em minhas redes sociais (antes das 20h30 kkkkkk) como me sairei.

Convido vocês a estabelecerem algumas metas também, e vamos nos apoiar para que elas sejam realmente cumpridas!

Beijos – Mari

 

 




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