Saiba como aplicar o Mindfulness no dia a dia

mindfullness-familia-bemestar (Foto: Evgenyatamanenko / Thinkstock)

Essa palavra da moda se resume em um conceito simples: estar presente. Fazer o exercício de estar aqui, agora, sem que os pensamentos nos carreguem para outro lugar. Há inúmeros estudos que relacionam a prática à diminuição do estresse, ao aumento do bem-estar e até ao fortalecimento do sistema imunológico. E as crianças também podem ser beneficiadas.

De acordo com uma pesquisa feita com mil professores de educação infantil nos EUA, quando os mestres aderem ao mindfulness melhora a conexão com os alunos, o que diminui os conflitos e aumenta o afeto em sala. Outro estudo feito em pequena escala com crianças diagnosticadas com déficit de atenção, entre 7 e 12 anos, publicado no International Journal of Psychology & Psychological Therapy, sugere que a prática pode melhorar as complicações comportamentais e neurocognitivas.

Para começar a adotar isso em casa, a instrutora de mindfulness Moira Malzoni, formada pela Universidade da Califórnia (EUA), ensina um exercício simples, que pode ser feito por filhos (a partir dos 5 anos) e pais. “Proponha à criança que ela feche os olhos, observe a respiração e perceba como está se sentindo (alguma emoção ou sensação no corpo). Isso não significa que seu filho vai ficar imóvel e calado por muito tempo, como um adulto. Por isso, comece com um minuto e aumente o intervalo gradativamente”, diz ela. Essa é a proposta do mindfulness. Que tal?

Texto retirado do site: Revista Crescer 




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